Cronograma Capilar

Oiii pessoal, tudo bom?

Hoje vim falar de um assunto polêmico no meio "cabelístico".
Ai você pergunta, por que polêmico? E eu respondo, porque existem as que acreditam e amam, e as que não acreditam e acham uma bosta.

Como já perceberam, faço parte das que acreditam e amam, mas vamos ao que interessa, o que é e como fazer, aperta o play e vem comigo, tentei resumir ao máximo para ficar fácil e direto!



Lembrando que se você gostou me da um "joinha" e se inscreve no meu canal clicando aqui.

O QUE É?
Bom, consiste em um tratamento capilar profundo e a longo prazo, ou seja, não vai me fazer uma semana e falar, não quero mais essa merda que não dá resultado, é um tratamento exige paciência, como eu sempre falo, é como uma dieta. Eu faço a uns 2 ou 3 anos, antes fazia sem saber, por que sempre ia intercalando os produtos e depois fui descobrir que era o tal cronograma.

Sobre como é formado o cabelo, suas cutículas e blá blá blá, não vou citar por que nunca estudei, e o que falo aqui é com base nas minhas pesquisas e os testes que faço no meu cabelo (e no da minha mãe também, tadinha, minha cobaia, te amo mãe!rs) até porque com qualquer pesquisa ai no google se tem acesso a isso.

Voltando, o cronograma consistem nos seguintes tratamentos/etapas: "Hidratação", "Nutrição" e "Reconstrução" e seguindo essa ordem você vai montar o seu.

COMO FAZER?
Primeiro, vamos ao que significa cada etapa:

Hidratação: Consiste em repor a água e a umidade do fio.
Normalmente cabelos sem brilho e ressecados precisam de hidratação.

Nutrição: Tem a função de devolver a oleosidade natural do fio. E nesse caso, se pesar a mão o cabelo pesa também...rsrs
Normalmente falta nutrição em cabelos com muito frizz e falta de balanço.

Reconstrução: É ela quem vai repor a "massa" capilar.
Normalmente cabelos poroso, finos e aqueles que parecem "chiclete" precisam repor essa "massa".

Agora vamos identificar cada tipo de máscara se refere a cada etapa do cronograma.

Máscara de hidratação costuma ter em sua composição ceramidas, babosa, silicones, pantenol, podem ser a base de frutas, glicerina, etc.
Algumas máscaras de hidratação:



 Essa tem sido a minha preferida do momento, as outras já usei mas a muito tempo atrás, porém são boas também.

Máscara de nutrição é mais fácil de identificar, pois elas costumam ter "óleos" em sua composição, podendo ser óleo de coco, de abacate, de uva, de oliva, etc.
Algumas  máscaras de hidratação:






 Uso na minha nutrição ele misturado com o de amêndoa doce, adoroooo...vou ver se faço futuramente um vídeo para falar só dele com o óleo de amêndoa doce.

* Importante: Qualquer óleo a ser usado no cabelo deve ser 100% VEGETAL, ou então você vai bostear tudo e colocar a culpa em mim, óleo MINERAL enseba o cabelo, o VEGETAL que vai tratar.

Máscara de reconstrução normalmente contém queratina,  creatina, colágeno, ou podem também ser identificadas como "repositor de massa capilar"




Ai você fala, tá muito lindo tudo isso, mas e como montar o meu? Como já disse, cada cabelo é um cabelo, temos que ter em mente as seguintes observações:
* Cabelos naturais e sem química costumam precisar mais de hidratação e nutrição e menos reconstrução já cabelos recém descoloridos por exemplo precisam de muita reconstrução para repor a massa capilar perdida no processo de descoloração.
* Cabelos com outros tipos de química pode variar de uma a duas reconstruções por mês.
* Muito cuidado com a queratina ou com máscaras de reconstrução em excesso, porque ao invés de deixar seu cabelo mais bonito, ela pode levar ao enrijecimento e quebra do fio. Eu particularmente nunca tive "saporra", mas é importante deixar claro aqui. Por isso procure sempre colocar no seu cronograma uma hidratação antes de uma reconstrução.

COMO É O MEU CRONOGRAMA?
Bom, eu costumo lavar os cabelos diariamente, então em cada lavagem realizo um tratamento, ai fica mais ou menos assim:

Seg.       Ter.       Qua.       Qui.       Sex.       Sáb.       Dom.
 H            N          H            N           R           H            N

Ou seja, faço uma reconstrução por semana e até o momento não tive problema com excesso de queratina, porém se perceber que meu cabelo está ficando uma bosta, vou rever meu cronograma a modo que ele faça bem e não mal, já mudei algumas vezes.

Você também pode combinar os produtos da seguinte maneira em cada etapa:

Hidratação

Nutrição


Reconstrução

Pode fazer essa mesma combinação trocando o creme de hidratação head shoulders pelo yamasterol amarelo, fazia muito tempo que não usava ele, voltei a usar agora e estou amando os resultados.

Bom, gente é isso, desculpa o post tão longo mas queria explicar do modo mais completo e simples possível, espero ter ajudado, qualquer dúvida, podem deixar nos comentários que eu respondo.

Bjos
Nati

Comentários

Juliana disse…
Oie. Me ajuda!!! Meu cabelo é descolorido e faço o btox felpes mensal, lavo duas vezes na semana (é super grosso, seco e na maioria das vezes prendo pra não ficar nervosa, rssrsrs), atualmente uso shampoo, condicionador, mascara e creme sem enxague da linha Siàge de Eudora (Prolonga liso, com +creatina), pelo que percebi falta alguma coisa...help!
Unknown disse…
Oii Ju! Olha, falar de um cabelo sem ver é complicado, não sou nenhuma profissional mas pelas minhas experiências capilares falta hidratação e nutrição ai! Faz assim, nas duas vezes que lavar o cabelo testa ao invés do condicionador, o yamasterol amarelo usando ele misturado com bepantol líquido (uma tampinha)... na semana seguinte na noite anterior a lavagem passa óleo de coco "vegetal" NADA de mineral... e a cada 15 dias testa uma queratina líquida, dessas baratinhas mesmo, vem escrito na embalagem mesmo como usa. Isso que te passei seria H - N e R...observa como seu cabelo reage em cada etapa..aquele que ele ficar mais bonito vc faz mais vezes e com o tempo vai intercalando elas conforme perceber a necessidade. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita. Bjs

Postagens mais visitadas